Recebemos prêmio nacional de Direitos Humanos

0
718

SONY DSC

 

O trabalho feito por nossa rede de mulheres indígenas recebe reconhecimento nacional

A rede PELAS MULHERES INDÍGENAS, através da ONG Thydêwá, é uma das dezoito iniciativas vencedoras da 21ª Edição do Prêmio Direitos Humanos fornecido pela Secretaria de Direitos Humanos, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

O Prêmio Direitos Humanos é a mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvam ações de destaque na área dos Direitos Humanos. Nosso trabalho pela autonomia das mulheres indígenas é a única iniciativa condecorada do estado da Bahia, e também a única voltada para o direito das mulheres.

A premiação ocorrerá dia 11 de dezembro, e a diretora-executiva da ONG, também integrante da rede Pelas Mulheres Indígenas, Potyra Tê Tupinambá, irá a Brasília para a cerimônia representando a ONG e as mulheres indígenas que participam das ações.

***

A rede PELAS MULHERES INDIGENAS empoderou 16 mulheres indígenas do Nordeste do Brasil para se tornarem agentes multiplicadoras de transformação social, atuando em suas comunidades fortalecendo outras  mulheres e dialogando sobre os direitos das mulheres indígenas. A rede tem autonomia para atuar, com a liderança das mulheres, e está já presente em oito comunidades indígenas do Nordeste – Pataxó Hãhãhãe, Tupinambé, Pataxó do Prado e Pataxó Barra Velha (BA), Xokó (Sergipe), Karapotó Plaki-ô e Kariri-xocó (Alagoas) e Pankararu (Pernambuco).
Entre nossas açoes está a publicação do nosso livro “Pelas Mulheres Indígenas”, escrito, fotografado e desenhado por mulheres indígenas, nosso portal – www.mulheresindigenas que tem a Comunidade Colaborativa de Aprendizagem e página do Facebook – ferramentas que usamos para defender os direitos e mostrar a realidade das mulheres indígenas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here